O Comitê Latino Americano se propõe a ser um espaço de integração cultural entre os diversos povos de nosso continente. Atividades culturais, música, documentários, debates, artesanato, livros farão parte da agenda do Comitê. Se você também acredita nos ideais de Bolívar, Che, Martí... venha construir com a gente este espaço!

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Se você acha que é original esta ideia de se perseguir pessoas, capturar suas leituras e criminalizá-las pelo seu pensamento… Se acha que isso é comportamento somente da ditadura militar, bom, daí é indispensável assistir a Fahrenheit 451. O patrulhamento ideológico é típico dos sistemas capitalistas fundamentalistas tais como os empregados historicamente nos países da Europa Ocidental, principalmente a anglo-saxã e, mais recentemente, é a base da massificação da cultura estadunidense – empregada sem pestanejar no Brasil de décadas passadas, mas que ainda respinga nos dias de hoje.
O filme de 1966, dirigido pelo excepcional e icônico François Truffaut, segue a linha analítica de um futuro obscuro retratado também em obras como Admirável Mundo Novo e 1984 – observações realizadas no início do século XX, que seguiam uma lógica e que tornaram-se metáforas tão verdadeiras da contemporaneidade da sociedade judaico-cristã que nos caracteriza.

Nenhum comentário: